Agwa de Bolívia é um curioso licor à base de folha de coca

O Agwa, é um licor de coloração verde feito com ervas feito com folhas de coca boliviana, que ao contrário do que se imagina, é colhido nos Andes, mas não é produzido na Bolívia e sim na Holanda.

Isso porque as folhas depois de colhidas, sempre em agosto a uma altitude maior que 2000 metros são enviadas diretamente para Amsterdã, capital holandesa.agwaÉ lá que as folhas passam por um processo químico para a retirada da cocaína, um alcalóide composto nessa folha, que como todos sabem é alucinógeno e proibido.
Esse processo é feito com rigorosa supervisão da divisão de narcóticos holandesa.Coca-Leaf-BoliviaNa sequência, a folha é misturada a outras 36 ervas naturais como chá verde da China, chá preto da Argentina, guaraná da Amazônia, ginseng, laranja, limão, pepino, lavanda, anis, cravo, menta africana, pimenta branca entre outras.Coca-bolivianO hábito de mascar folhas de coca é extremamente antigo e relatos de que os povos andinos já faziam uso da folha datam de oito mil anos atrás. Os motivos são variados, desde amenizar os efeitos da altitude da Cordilheira dos Andes, para resistir à fadiga, sono e jejuns prolongados além de também para o preparo de chá.

A folha foi, e ainda é, muito conectada com os rituais religiosos dos índios aymaras e quechuas, onde o consumo sempre foi utilizada em rituais e cerimônias.

A cultura cocalera, diferente do que muitos acreditam, é enraizada na história dos povos andinos e se você ficou interessado, assista este belo documentário aqui.

A graduação alcoólica do Agwa é de 30% e a garrafa possui 700 ml. É possível comprar esse licor no Brasil, em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro a preços próximos à R$ 100,00.
Para saber mais do produto, acesse o site da Agwa ou a sua fanpage no facebook.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!