O Treacle é uma versão suave e deliciosa de um Old Fashioned é um drinque do baú um tanto recente

Criado na década de oitenta pelo lendário Dick Bradsell o Treacle é um coquetel que carrega o DNA de um clássico e faz homenagem à coquetelaria pré-proibição.

Dick Bradsell é figura lendária da coquetelaria britânica e infelizmente faleceu recentemente, esta é nossa homenagem ao seu legado.

Fã e seguidor dos ensinamentos de David Embury, Bradsell foi o precursor do uso de técnicas corretas no preparo de coquetéis, como o seu Old Fashioned demoradamente mexido. dickbradsell

Intodução do uso de frutas frescas e da peneira de chá na coagem de coquetéis, método importantéssimo para o surgimento dos Fruit Martinis da década de 90.

Além disso é o inventor de diversos clássicos modernos, como o Bramble e o Espresso Martini. Seus coquetéis simples e com o equilíbrio perfeito de sabores são verdadeiras aulas de coquetelaria!

A beleza do Treacle está na elegante maneira de complementar sabores do destilado base e suavizar o sabor alcóolico de um clássico de maneira elegante.

O nome Treacle vem do sabor do coquetel que lembra muito o sabor de melaço de cana do tradicional xarope britânico de mesmo nome.

De maneira simple, o Treacle nada mais é do que um Old fashioned de rum finalizado com suco de maçã. Contudo, a finesse deste coquetel é algo impressionante.

A combinação de rum com especiarias e maçã é famosa, logo nada mais justo do que juntar estes sabores em um único copo.

Um coquetel que se beneficiaria muito do toque suave, frutado e aveludado do suco de maçã é o Old Fashioned, que apesar do seu sabor agradável tem uma sensação muito alcóolica para algumas pessoas.

Por sua simplicidade é de extrema importância que utilize-se ingredientes de alta qualidade. Seu rum envelhecido favorito deve ser combinado com um suco de maçã à altura.

Dick utilizava nos seus Treacles suco de maçã clarificado, contudo eu prefiro a textura e suavidade que vêm junto com um suco somente coado. Sinta-se a vontade para provar ambas versões.

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico moderno, porém esquecido.

treacle-cocktail-recipe

TREACLE

60 ml de rum envelhecido
10 ml de xarope de açúcar
25 ml de suco de maçã
2 dashes de Angostura

Em um copo baixo adicione o xarope e o bitter com alguns cubos de gelo, mexa com uma colher de bar, adicione metade da dose de rum mais alguns cubos de gelo e mexa novamente, adicione o resto do rum, mais gelo e mexa novamente, finalize com o suco de maçã.
Decore com uma casca de laranja.

Então corra logo para a coqueteleira mais próxima, tome um Treacle e compartilhe o seu drinque do baú com o seu bartender favorito!

Não se esqueça de atentar-se ás referências e influências de Bradsell no trabalho realizado pelos bartender atuais e aproveite para assistir ao espetáculo que é um coquetel em criação!