“O Empório Brasília é a minha base em Ribeirão Preto.

Conheci esse botequim em 2010, durante uma Rota da Cerveja. Caminhada promovida pelo meu amigo Véio onde eram visitados 23 bares ao longo de 8 km. 

No meio disso tudo, me apaixonei pela simplicidade de um “secos e molhados” que, entre sacas de grãos e especiarias, serviam uma cervejinha geladassa e um torresmo de comer agradecendo a Deus. Melhor torresmo da minha vida.

Nesse bar era onde o Doutor Sócrates fazia a sua concentração quando jogava no Botafogo de Ribeirão Preto.

Vizinho do boteco, um cara de prazeres simples e bons amigos que, por conta da sua trajetória e preferência, ainda hoje possui uma mesa cativa no Empório Brasília. A mesa é indicada por uma placa de madeira entalhada e pendurada sobre a mesma.

Bar com alma. Bar do Doutor.”empório brasilia

Tendo um craque como frequentador assíduo do bar, o tema não poderia ser outro além de futebol. Aliás, futebol, torresmo e cerveja (aproximadamente 30 tipos) é o que fazem a tal da paixão nacional mesmo.

As cadeiras na calçada no coração de Ribeirão Preto fazem o boteco ser um dos patrimônios etílicos da cidade. Lá, se você der sorte, poderá sentar na tradicional “Mesa do Magrão” com uma placa de madeira em homenagem ao eterno craque.

Premonição ou não, 33 anos atrás Sócrates havia dito: “Quero morrer num domingo e com o Corinthians campeão.” Não deu outra. O “Doutor Sócrates” nos deixou no dia 4 de dezembro de 2011, num domingo, com o seu time de coração conquistando o Campeonato Brasileiro daquele ano.

Você pode acessar o facebook da Empório Brasília bem aqui.

52 Rabiscos de Boteco é um projeto desenvolvido pelo ilustrador Guilherme Jotapê Rodrigues.  A cada semana, Jotapê contará através de um rabisco como enxerga os bares, garçons, barman, coquetéis e pessoas que o cercam. Suas andanças etílicas nos permitirão ter uma visão mais intimista do universo dos bares.

Empório Brasília
Rua Florêncio de Abreu, 1059 – Centro – Ribeirão Preto
segunda a sábado – 10:00 às 01:00
(16) 3636 7412

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!