Aprenda algumas curiosidades sobre as sodas artesanais, essas bebidas que poucos conhecem de verdade e que se tornaram tão comuns nos bares.

Seu avô com certeza fazia pose para os “brotos” com um copo de soda na mão. Não confunda. Soda não é somente aquele famoso refrigerante de limão, e sim um nome dado a toda água gaseificada, aromatizada ou não. Por isso, preparei aqui algumas curiosidades dessa bebida que todos conhecem, mas poucos sabem sobre ela. Confira!

07 | UMA BREVE HISTÓRIA DA SODA .

Acredita-se que no início do século XVIII uma pequena cidade alemã chamada Selter já engarrafava a água gaseificada naturalmente para comercialização, chamando-a de “Seltzer water”, em homenagem à cidade. Porém, paralelo a isso, na França, um cientista chamado Dr. Joseph Priestley redescobria o oxigênio como elemento químico e suas variantes.

Durante um estudo através de fermentação de cerveja, ele observou variações da água dentro de um balde em cima do barril de fermentação. Com isso ele chegou a publicar um documento em 1772 chamado “Impregnando a água com ar fixo”, que ensinava a criar a própria água gasosa que ele já consumia e percebia certo alívio estomacal após as refeições. Porém, ele não explorou o potencial comercial da bebida. O químico sueco Torbern Bergman criaria três anos depois um equipamento que faria água com gás em grande quantidade. A água de soda  seria conhecida assim a partir de 1798, para enfatizar a quantidade de sódio encontrado nas águas naturalmente gaseificadas. Se você é um daqueles que acham que essa coisa de documento de 1772 é balela, pode conferi-lo na íntegra aqui.   sodafountain1

06 | SODA É COISA DE FARMACÊUTICO?

Não é, mas já foi! Em 1807, Dr. Philip Syng Physick, considerado o pai da cirurgia americana, introduzia a água aromatizada artificialmente para seus pacientes que sofriam com distúrbios gástricos. Então ele ensinou para o seu farmacêutico de confiança como fazer a água com gás, porém de uma forma mais suave, que as pessoas dariam preferência. Ele instruiu o profissional a criar xaropes de frutas para misturar e suavizar seu sabor, criando então a primeira versão do refrigerante no mundo. Dá pra se ter ideia de que a coisa não era muito boa, pois não havia a infusão do gás carbônico e sim uma mistura de ácido sulfúrico na água em uma geringonça que criava a gaseificação.

Aproveitando-se disso, em 1832 um jovem inventor chamado John Matthews criou um sistema moderno para criar sua água gaseificada, partindo de uma mistura de ácido sulfúrico, água e pó de mármore (eca!). Até as farmácias montaram seus balcões como se fossem lanchonetes. Matthews começou a vender suas sodas e seus equipamentos, sendo considerado o Pai da Soda americana e o rei das “Soda Fountain”.

05 | FONTES DE SODA

Soda Fountain, em inglês, se tornaria o local aonde as pessoas socializavam. O bar servia bebidas baratas e sem álcool, o que possibilitava as pessoas de frequentarem o local no meio do dia, durante uma reunião de negócios, por exemplo.

Porém, as Fontes de Soda se tornariam mais populares que os próprios bares no final do século 19, época conhecida como a Temperância, que defendia a moderação do consumo de bebidas alcoólicas. No começo do século XX já era comum ver os rapazes levando seus pares para tomar soda com dois canudos em um copo só. Nessa época as Fontes já ofereciam mais de 100 sabores diferentes!sodafountain Durante a Lei Seca a venda de refrigerantes (que, aliás, é uma tradução do inglês “Soda Pop”) disparou e as Fontes de Soda começaram a visar o público masculino, tornando o ambiente mais fechado e chegando a reservar lugares no almoço somente para os homens. Alguns chegavam a oferecer refeições neste período, como essa farmácia e Soda Fountain, aberta até hoje em Boston, que está na foto acima.    

04 | SODA ERA COISA DE MACHO?

Durante as duas guerras mundiais a Marinha americana instalou Fontes de Soda em seus navios. Na Segunda Guerra Mundial, os refrigerantes, juntamente com o tabaco e itens para a higiene pessoal, eram considerados itens essenciais para a moral de um soldado.

Dizem até que dentre todos os exércitos que bebiam em excesso, as tropas americanas eram elogiadas por seu comportamento humano e honrado devido à sua paixão por Soda e por não deixar que nada influenciasse suas atitudes, vide que no pós-guerra todas as propagandas exibiam fotos de homens com uma garrafa de refrigerante na mão. Coisa de macho-chô!sodafountain.2jpg 03 | SODA FAZ MAL AO ORGANISMO?

Se eu disser que não, essa coluna será bombardeada. Se eu disser que sim, vou omitir várias informações. Então vamos de “depende”. Existem mitos que até hoje alguns nutricionistas, revistas e médicos contam.  Por exemplo, o sódio contido em sodas faz mal para o organismo. Sódio é essencial para o corpo humano e a quantidade de sódio ingerido para corroer os dentes e os ossos vai muito além do que um ser humano poderá consumir em uma lata de refrigerante por dia.

Porém, para quem tem problemas nos rins e de pressão alta não é muito recomendado o consumo frequente (pra quem sofre de flatulência também!). Você não vai ficar banguela por causa do sódio e sim pela quantidade de açúcar contido nele. E com a quantidade de carros que temos nas ruas, não preciso dizer que não é o CO2 do refrigerante que vai acabar com seu pulmão, não é mesmo? Como nossa colega de coluna Ju Tomandl disse sobre os refrigerantes, (leia aqui na íntegra), vale a pena dizer que o refrigerante contém calorias vazias que, além de não alimentarem, saciam um pouco sua fome. Então você acaba criando gordura sem nutrientes, por isso é tão odiado em dietas!

02 | O QUE É ÁGUA CARBONATADA?

É a água cuja fonte encontra-se em regiões vulcânicas ou onde existe uma camada de magma próxima à superfície terrestre. Os condutos de magma aquecem o aquífero. O calor quebra as moléculas dos minerais contidos na água, incorporando gases ao líquido. Porém esse gás se desprende muito fácil e, por isso, as águas de carbonatação vulcânica tem o perlage* menor. Muitas marcas reforçam a água com CO2. Então para se beber uma água carbonatada realmente natural, você terá que ir até uma fonte, lamento!

*perlage: nome dado as bolhas de bebidas gaseificadassodafountain.3

01 | O QUE É CREAM SODA ? DÁ PRA FAZER MINHA PRÓPRIA SODA EM CASA?

Cream Soda, ou soda cremosa em português, é uma bebida quase em extinção nos Estados Unidos. Hoje são poucos os fabricantes e poucos lugares a fazem artesanalmente. A Cream Soda nada mais é que um mix de refrigerante e sorvete. Vai me dizer que você nunca tomou uma Vaca Preta na sua vida? Nós conhecemos também a Soda Italiana como mistura de xaropes com água gaseificada.

A Cream Soda Italiana inclui o “half-half”, um creme vendido em outros países que designa metade leite e metade creme de leite. Eles ainda exageram um pouco na montagem com chantilly, calda e cereja, como se fosse um copo de Sundae. Sim, é bem infantil, mas quem disse que eu não sou uma criança nessa hora? Portanto segue uma receita bem fácil de presente pra vocês:

RECEITA: CREAM SODA CRANBERRY

3/10 de xarope de cranberry concentrado

5/10 de soda

2/10 de creme de leitesodafountain3

Em um copo longo cheio de gelo coloque os ingredientes na ordem acima. Misture com uma colher bailarina e decore a gosto!

Obs: essa medida funciona para qualquer xarope concentrado. Experimente outros sabores. Uma delícia pra criançada! Obs2: foto acima por Zeca Meirelles.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!