Saiba quais são as verdadeiras bebidas mais alcoólicas do mundo.

Parece mais do mesmo. Existem centenas de sites no Brasil com esse mesmo título, porém cada um com graduação diferente, bebidas diferentes no topo e em algumas situações, até informações confusas.

Foi aí que eu tive a grande ideia de pesquisar até em chinês para achar as verdadeira 07 bebidas mais alcoólicas do mundo. Lá vai:

bebidas

01 | SPIRYTUS REKTYFIKOWANY – 96% – VODKA DA POLÔNIA

Usada principalmente para a produção de bitters, licores e para fins medicinais essa vodka feita geralmente de beterraba (e lógico, batata quando acabam as roxinhas) é o destilado mais forte do mundo.

A Spirytus é um álcool retificado, ou seja, sofre uma dupla destilação do álcool só que sem adição de água. Claro, essa polonesa tem seu comércio proibido como todas as outras bebidas encontradas nesta lista.
Será que no sentido da tradução da palavra vodka, daria pra chamar a Spirytus de “aguinha”?

 

bebidas02 | COCOROCO – 96% – AGUARDENTE DA BOLÍVIA

Com uma embalagem assustadora esta aguardente de cana está em segundo lugar apenas por ser menos popular que a primeira colocada. Ela é fabricada na Região do Altiplano entre vilarejos do Chile e Bolívia dividindo o espaço com a produção de coca.

Da mesma forma que a “plantinha inocente” é proibida, Cocoroco é ilegal na maioria dos países. Mas, com uma embalagem dessas, precisaria ser proibida?


03 | EVERCLEAR LUXCO –  75,5% a 95% – DESTILADO DE GRÃOS DOS ESTADOS UNIDOS

Essa bebida produzida em St. Louis no estado do Missouri é proibida no país inteiro praticamente. Geralmente sua utilização é feita para produzir licores, bitters e bebidas complementares em geral. Pra quem já está criando cabelos brancos como eu, vai lembrar de um jogo do Nintendo 8 bits chamado “Commander Keen” aonde o bonequinho abastecia sua nave com Everclear. Se isso ainda não lhe assustou, pensa que era a bebida citada em um filminho infantil chamado Freddy vs. Jason. Não foi suficiente? Olhe o rótulo e leia o aviso de “extremamente inflamável”. Basta né?

bebida


04 | KNOCKEEN HILLS – 90% – DESTILADO DE CEVADA DA IRLANDA

O Poteen é um destilado de cevada maltada ou batata de origem irlandesa. Apesar de ser proibida ela faz parte da história do cinema irlandês.

Em 1979 foi lançado no país o primeiro filme totalmente em Gaélico chamado Poitín, que era a história de um destilador ilegal e sua filha que moravam no oeste da Irlanda e são constantemente atacados, hora por bandidos, hora por policiais corruptos.

O filme gerou polêmica, pois a sociedade irlandesa se sentia lesada com a referência, por ter um sonho de identidade ocidental na época. Quem quiser ver um pedacinho do filme pode acessá-lo aqui.  Mas voltando ao presente existem apenas duas indústrias que têm licença para produzí-la:

A Bunratty que é “fraquinha” chega a 45% enquanto a Knockeen Hills recebe três versões: 60%, 70% e a da foto, quatro vezes destilada que chega a 90%. Seria esse o caminho do arco-íris pro Pote de Ouro?

05 | HAPSBURGH PREMIUM RESERVE – 89,9% – ABSINTHO DA INGLATERRA

A marca inglesa hoje é a mais conhecida no mundo inteiro por produzir um licor mais próximo possível que os famosos de dois séculos atrás. Ela é à base de Losna, substância encontrada em bitters e vermouths, porém com uma quantidade absurda.

Dizem que o sucesso de grandes artistas seculares como Van Gogh e Rimbaud eram frutos da viagem da bebedeira de Absinto. Essa bebida tem muita história pra contar, por isso, que tal aguardar um futuro post somente sobre a fada verde?

06 | BALKAN – 88% – VODKA DA BULGÁRIA

A vodka firma sua origem como “região dos Balcãs” que em turco significa “cadeia de montanhas arborizadas”. Por mais que relacionemos o termo Balkan a Barbárie europeia, o nome leva a identificação de uma região do sudeste da Europa.

Apesar de ser fabricada na Bulgária, os cereais para a sua produção podem vir da Sérvia e da Moldávia, dependendo da qualidade da colheita anual. Balkan vem com envasamento e rótulos simples até você virar a garrafa e ler suas 13 contra-indicações a saúde. Se o produtor está falando pra nem pensar em bebê-la pura, quem sou eu pra discordar?

07  | STROH – 80% – RUM DA ÁUSTRIA

Não, você não bebeu demais! Stroh é produzido em terra de branquelos (como eu) sem sol e nem rebolado. Esse rum é produzido desde 1832 na Áustria e é o destilado mais vendido do país.
Duas coisas engraçadas: O rum, como sabemos é uma bebida nascida em terras caribenhas. No site você só tem opção de tradução para o inglês e chinês. A segunda coisa?
Eles dão uma receita de uma parente muuito distante da nossa querida caipirinha, a STROHPIRINHA! Não preciso dizer mais nada, não é mesmo?

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!