Trader’s Vic: Um visionário dos negócios ou apenas um copiador de ideias?

Victor Jules Bergeron, mais conhecido como Trader Vic’s foi uma figura e tanto para a coquetelaria tiki. Nascido em uma família de classe média em São Francisco no ano de 1902 Victor foi sempre um homem de negócios, daquele tipo de pessoa que sempre esteve na procura de uma oportunidade estampar seu nome na história.

Mas teve que esperar até novembro de 1934 quando conseguiu abrir seu primeiro negócio com apenas 500 dólares,  que era toda sua economia no momento. Um pequeno bar e restaurante que foi batizado com o nome de Hinky Dinks com uma singela decoração tropical e alguns coquetéis que também seguiam o conceito da casa.

O negócio fluía bastante bem, mas essa temática “tropical” não era suficiente para concretizar os sonhos de Victor, logo após apertura do Hinky Dinks Trader escutou falar sobre um novo bar que estava dando bastante o que falar em Hollywood, este era o Don Beachcomber Café.

Foi quando Victor decidiu visitar o bar e ele saiu de lá maravilhado com o potencial de negócio que estava na frente dele, um local completamente decorado com estilo havaiano, diversos itens clássicos de marinheiros pendurados nas paredes, comida deliciosa e claro! coquetéis que transportavam as pessoas direto para as praias paradisíacas da Polinésia em apenas um gole.

Victor chegou a falar com Don the Beachcomber para ver a possibilidade de se associar no negocio, mas infelizmente Don Beach não queria saber nada ao respeito do negócio. Mas como Trader não era o tipo de pessoa que desistia rápido tentou descobrir todas possibilidades de fazer o negócio acontecer. Logo após a visita no Don Café Trader decidiu que era essa a oportunidade que estava esperando então arrumo suas malas e viajou até o Caribe para aprender mais sobre a cultura e temática do local. Se diz que Victor ficou por um tempo viajando no Caribe mas foi em Cuba que ele parou para aprende mais sobre coquetéis tropicais.

De volta aos Estados Unidos Trader decidiu que a ideia de um bar com inspiração polinésica era demasiado boa para ficar apenas em Hollywood e decidiu replicar o conceito em seu próprio bar. Foi assim que o Hinky Dinks foi reformado e rebatizado com o nome de Trader Vic’s.

Foi um tiro certeiro e o Trader Vic’s tornou-se um dos mais famosos bares nos EUA, sendo que no auge da coquetelaria tiki as franquias do Trader Vic’s chegaram a ter 25 pontos no mundo todo de Estados Unidos até o Japão. Parece que a ideia não só deu certo como deu muito certo. Mas para todo esse sucesso se manter até hoje, foi preciso de alguém que tivesse visão de negócios.

O Bar Trader Vic’s é famoso no mundo inteiro por ter uma das receita de coquetelaria Tiki mais famosas do mundo,  o lendário Mai Tai que você aprende aqui.

Acompanhe aqui a coluna Tiki de Verdade, de Ricardo Puma Fuenzalida

APRENDA A RECEITA

Mai Tai

30 ml de rum jamaicano
30 ml de rum martinique
15 ml de licor de laranja
15 ml de xarope de orgeat
30 ml de suco de limão fresco
7 ml de xarope de açúcar

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com bastante gelo. Bata até conseguir uma mistura homogênea e sirva num copo baixo com cubos de gelo. Decore com um ramo de hortelã. Saúde.

Mahalo e até o próximo post.

 

 

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!