Bar do Tutu, em pleno bairro de Pinheiros é o homenageado da série 52 Rabiscos de Boteco desta semana.

” Quando eu tinha uns cinco anos, acompanhava meu pai, saudoso Sêo Zé aos sábados de manhã no Ceasa para comprar frutas e verduras para a semana. Meu velho terminava as compras e ia remar na raia da USP, lá pelas oito.
Depois disso, íamos à região da Armênia, na época Ponte Pequena ao bar do Artur.
Lá se reunia a Turma da Ponte, formada por amigos de todas as classes e profissões. De officeboys a diretores de grandes empresas, de esportistas a cardiopatas.
Dizem que lá surgiu o tal Clube dos Gastrônomos (nos idos dos anos 80), mas não conheço muito bem essa história. Em 2011, Sêo Zé foi embora e deixou em mim saudade e tanta coisa boa como o gosto pela cerveja gelada no balcão do bar. 
Ano passado, ao me  mudar para Pinheiros encontrei na minha rua meu novo quintal. O Bar do Tutu. Sêo Artur, que comanda a bodega, é daqueles torcedores tristes da Luzinha, e que deixa transparente seu amor pela casa. Um lugar muito simples e com tudo que o bom botequeiro quer: balcão, cerveja gelada barata, chapa quente, cachaça e aquele clima de bairro que é tão difícil de se achar hoje em dia em São Paulo. Coincidência boa, tantas mudanças para voltar ao Bar do Artur.”bar do tutuJotapê, que assina a série 52 Rabiscos de Boteco é frequentador assíduo do Bar do Tutu.

Quando dizemos assíduo, é na faixa de 5 a 7 vezes por semana. O que dizer quando se mora no mesmo quarteirão de um boteco de primeiríssima qualidade? Em pleno coração de Pinheiros, o Bar do Tutu despretensiosamente vai cativando sua clientela dia após dia.

Bons botecos guardam história lendárias e pouquíssimos clientes (leia-se amigos), podem comprovar que certo dia, quando a Portuguesa de Desportos iria disputar uma partida importante de acesso para a segundona do Brasileirão, Artur foi “liberado” pelos clientes para assistir a partida, deixando assim a chave do bar com os clientes.

Ao retornar do jogo, descobriu que os amigos carinhosamente desenharam o brasão da Lusa e pintaram faixas verde e vermelho nas pontas das mesas de metal, que haviam sido recém pintadas de branco pelo proprietário, para “deixar o ambiente mais bonitinho”. Muito amor.

E quem torceu o nariz, não acreditando na história, pode pedir uma cerveja gelada ou uma cachaça artesanal, sentar na calçada e conferir com seus próprios olhos.

52 Rabiscos de Boteco

52 Rabiscos de Boteco é um projeto desenvolvido pelo ilustrador Guilherme Jotapê Rodrigues.
A cada semana, Jotapê contará através de um rabisco como enxerga os bares, garçons, barman, coquetéis e pessoas que o cercam. Suas andanças etílicas nos permitirão ter uma visão mais intimista do universo dos bares.

Serviço

Bar do Tutu
Rua Alves Guimarães, 527, Pinheiros
horário: 07:00h às 23:00h
sem site, email ou telefone para reservas (e isso é bom)

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!