Complixologia Molecular é a forma de frustrar os desejos dos clientes em beber, simplesmente beber.

Complixologia Molecular? O que é isso? Muitas pessoas me perguntam se essa coisa de Mixologia Molecular não passa de complicação para servir algo que deveria ser simples, porém genial, e a minha resposta não poderia ser outra.

Não, não e não. Mixologia Molecular não é isso. Quer saber o que é Mixologia Molecular, clique aqui.

Mas sim, é possível que você tenha bebido (ou comido, cheirado, tragado, lambido, entre outras coisas) drinques em bares que te serviram uma nova e muito peculiar tendência chamada Complixologia Molecular, principalmente a técnica que consiste em frustrar os desejos básicos dos frequentadores de bares, que é BEBER.complixologia molecular

Pense num camarada europeu de 1750 querendo tomar um trago. Ele se dirige até uma taberna de madeira, pequena e cheirando a mofo com suor, feno e fermentados. Ele vai até o balcão de madeira colocado em cima de dois barris de cerveja e pede para a pessoa que está atrás do balcão lhe servir algo.

Essa pessoa serve “algo etílico” em um copo de cobre ou estanho, sem gelo, canudo, guarnição, guardanapo e bolachas aderentes. Apenas 250 anos atrás, esse era o típico consumo de álcool na Europa e no mundo. Bebidas, ponto.

Agora, no auge dos avanços científicos da nossa geração, alguns bartenders egoístas e prepotentes criam todas as barreiras para que os consumidores consigam curtir o momento de descontração e consumo de álcool em drinques.

Não estou tentando dizer que não é preciso inovar, melhorar e servir novas maneiras de consumir bebidas, porém, nunca se deve esquecer quem está do outro lado. É para o prazer do consumidor que preparam drinques, e assim deve ser sempre.

Dois vídeos abaixo explicam muito bem quais são os motivos que me fariam pedir uma cerveja e deixar a carta de drinques de lado. Preste atenção em que tipo de bar você está indo. Descomplique-se!

O primeiro vídeo é um trecho do Parks and Recreation, uma série americana de humor em que os protagonistas são levados por um amigo para um “novo bar” da cidade. Vejam só no que deu!

Esse outro vídeo é da dupla de rap americana Fog and Smog. Mr. Mixologist virou hit no ano passado com uma sátira das invencionices dos nossos criativos bartenders pelo mundo afora. Nas palavras dele, “Hey, Mr. Mixologist, você teve que ir à escola para aprender isso?!”. Imperdível.

 

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!