Quem já imaginou tomar um refrigerante à base de Saliva de Pássaros enquanto fazem seu ninho.

birds_nest_drink_sodaO Bird’s Nest Drink, ou 燕窝 (yàn wō) em chinês, ou Nước yến nhân nhĩ em vietnamita, é uma bebida relativamente conhecida na China, ainda que como uma bebida exótica no mundo todo.

Porém, nos últimos anos, eles estão começando a produzir essa iguaria em pequenas latas para consumo local.

Sim, isso é estranho, muito estranho! Mas realmente acontece! Na verdade o refrigerante só surgiu por conta de outro hábito chinês, a sopa de saliva de pássaros.

Ao construir o seu ninho, as andorinhas locais regurgitam uma saliva gelatinosa, criando uma super cola que dá sustentação aos gravetos. Os ninhos são colhidos por caçadores, que sobem nas árvores usando cordas amarradas ao corpo, e então dissolvidos na sopa.

Quer conhecer outros Sabores Inacreditáveis? Clique aqui. birds_nest_climbers_thailand_1Dizem por lá que a sopa estimula o crescimento das células, melhora a elasticidade da pele, o sistema imunológico e aumenta a libido. Após colhida, a saliva passa por um processo de higienização enorme antes de ser utilizada.

Porém, com a alta demanda está ficando muito difícil encontrar e colher os ninhos, uma vez que os pássaros estão cada vez mais fora do seu habitat natural e a caça predatória não está permitindo que novos filhotes nasçam no próprio ninho.

Os ingredientes desse refrigerante são: água, açúcar, fungos brancos, thickener 466, aromas e sabores sintéticos, adoçante 950, metabissulfito de sódio e saliva de pássaros. bird.nest

Muito dificilmente chegará ao Brasil, ou a qualquer outro país fora do Oriente, mas quem já tomou diz que é uma bebida encorpada, translúcida, com pedaços de saliva de pássaro, essa acima, parecida com a carne de uma uva verde e coloração próxima à calda de lichia.

O sabor remete a um creme diluído de baunilha (talvez pelos tantos adoçantes que estão na composição), com um toque de água de coco e uva verde. Ou seja, me parece que é daqueles produtos que, se você tirar o mais interessante, ninguém vai sentir falta.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!