Aprenda a fazer o Irish Coffee, drinque clássico e quente com café e whisky que tem suas raízes na Irlanda do Norte

Neste dia 24 de maio, em que comemoramos o Dia Nacional do Café, nada melhor do que brindar com uma das mais conhecidas mistura de café com bebidas alcoólicas, o Irish Coffee.
Basicamente não dá pra fazer um bom Irish Coffee sem usar algum dos ingredientes que Oscar Wilde, famoso escritor irlandês certa vez disse:

Cream as rich as an Irish Brogue
Coffee as strong as a friendly hand
Sugar as sweet as a tongue of a rogue
Whiskey as smooth as the wit of the lan.

E para isso, colocamos para vocês nossa receita preferida dessa bebida perfeita para aquecer os dias de frio.
Já tentaram pensar na receita do Irish por partes, e porque ela se encaixa tão bem nos lugares frios?!

O café, que além de aquecer nos dá disposição, o creme que possui gordura do leite, importante para nos mantermos protegidos dos momentos mais gelados, o açúcar que gera caloria para podermos queimar e nos esquentar e o whiskey, que por causa do álcool, nos dá a falsa sensação de que estamos aquecendo nosso corpo. É uma boa visão sobre como esse drinque é perfeito para um clássico.

A Origem do Irish Coffee

Muitos acrediratam durante anos e anos que o Irish Coffee tivesse sido inventado no tradicional Buena Vista Cafe, em São Francisco, EUA. Acontece que, de acordo com Lea Hausherr, garçonete que esteve a frente do café por quinze anos, a história não é bem assim:

A proprietário do Buena Vista Cafe, Jack Koeppler, ficou sabendo da existência da tal receita a partir de um amigo jornalista e depois de muito tentar e não acertar, visitou a Irlanda, em 1952 para aprender a receita.

O berço da bebida era no restaurante O’Regan, no extinto Aeroporto de Foynes, localizado no condado de Limerick, onde trabalhava o chef de cozinha Joe Sheridan criador da bebida. Koeppler fez questão de conhecer o chef e pedir ajuda para fazer sua própria versão autêntica para trazer para São Francisco.

Quem foi Joe Sheridan?

Joe Sheridan nasceu em 1909 em Castlederg, County Tyrone na Irlanda do Norte. Um de 6 filhos, sua família se mudou para Dublin após a morte de seu pai, onde trabalhou em um restaurante. Em 1943, ele se candidatou ao cargo de chef de cozinha no restaurante O’Regan, no Aeroporto de Foynes.

A carta de apresentação de Sheridan chegou ao proprietário simplesmente afirmando: “Caro senhor, eu sou o homem para o trabalho. Atenciosamente, Joe Sheridan. ”

Mais tarde, O’Regan disse que foi a imprudência da carta de Sheridan que o fez decidir marcar uma entrevista. Ele contratou Sheridan logo após essa reunião.

Enquanto trabalhava na O’Regan, o chef Sheridan inventou uma nova bebida que rapidamente se tornou famosa no local e ainda é conhecida hoje: o Irish Coffee.

Quando o aeroporto de Foynes foi fechado em outubro de 1945, o chef Sheridan e o restante da equipe de catering passaram a atender no agora o Aeroporto Internacional de Shannon. Lá ele continuou a servir seu renomado café irlandês.Um famoso jornalista chamado Stan Delaplane estava pelo aeroporton de Shannon em 1951 quando provou um autêntico Irish Coffee. Até então, havia se tornado a bebida tradicional de acolhimento no aeroporto. Quando ele voltou para São Francisco, ele falou sobre a bebidas para sua amiga, a dona da Buena Vista, Jack Koeppler. A equipe da Buena Vista tentou reproduzi-lo, mas nunca chegaram no mesmo resultado, pois eles sempre tinham um problema com a textura do creme.

Koeppler ofereceu a Sheridan uma trabalho na Buena Vista em 1952 e o chef decidiu emigrar para São Francisco e aceitou o trabalho. Sheridan morreu dez anos depois em 1962 em Oakland, nos arredores de São Francisco.

Dicas de preparo para seu Irish Coffee

Use sempre que possível açúcar mascavo, ou no máximo açúcar demerara para dar mais sabor a sua receita. O açúcar usado lá no começo da história do drinque é o açúcar mascavo, pois de acordo com o restaurante do porto de Foynes, na Irlanda, era o açúcar mais comum da região.

Creme de leite fresco e só. Aconselhamos você a treinar o creme de leite fresco batido na coqueteleira. Bata-o com força por aproximadamente 30 segundos, até sentir que o peso e a textura do liquido mudou.

Chantilly não. Ele jamais deve chegar ao ponto de chantilly, nem talhar, mas ficar cremoso e aerado. Ao colocar o creme sobre o líquido, faça com calma, é importante haver distinção entre as duas cores.

Não use canudo, é muito importante que o consumidor no mesmo gole um pouco de creme e um pouco de líquido quente.

aprenda a receita

Irish Coffee

50 ml de Irish Whisky
100 ml de café coado (mais concentrado)
2 colheres de chá de açúcar mascavo
150 ml creme de leite fresco batido

Em uma taça apropriada, aqueça a taça com água quente.
Retire a água quente e despeje o açúcar e depois o café .
Mexa bem até dissolver. Adicione Irish Whisky e mexa novamente. Em uma coqueteleira coloque 150 ml de creme de leite fresco e bata vigorosamente por aprox. 30 segundos. Espalhe o creme por cima, despejando-o nas costas de uma colher. Não mexa novamente. Em vez disso, beba o café através do creme.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!