Descubra aqui se você é um Tequila Geek e conheça um pouco mais da cultura deste destilado.

Se você como eu, é aficcionado por tequila e seus parentes próximos, se caso pudesse traria 31 garrafas diferentes  de tequila, pulque, mezcal, racilla, sotol e bacanora na sua bagagem só ter a sua própria coleção ou se está cansado de tomar aquele velho trio shot, limão e sal, você deve conhecer mais sobre a cultura da tequila e começar a acreditar que é um tequila geek.
AGAVE NÃO DÁ EM ÁRVORE, ENTÃO É BOM CUIDAR.

Tequila é uma bebida azarada, precisamos concordar. O agave, matéria prima da tequila precisa ficar no solo de 8 a 10 anos até se tornar maduro o suficiente para a fermentação. Imagine quantas colheitas de trigo já foram feitas para produção de vodka durante um ciclo de agave?! Umas 16 no mínimo. Para complicar mais, apenas quatro estados, Jalisco, com seus 103 municípos e parte dos estados de Guanajuato(7 municípios), Michoacan (25 municípios), Nayarat (8 municípios) e Tamaulipas (5 municípios) podem plantar agave para tequila.

De acordo com um estudo realizado pela universidade de North Carolina e a Universidade de Guadalajara, o aumento da produção e do consumo de tequila podem gerar uma segunda crise do agave  caso os produtores independentes não perceberem a necessidade em tornar o plantio do agave um processo sustentável, com métodos que protejam a produção dos próximos anos.  Isso se deve à tendência à monocultura do agave, para o aproveitamento do espaço com a matéria prima mais lucrativa. O aviso serve para outros países que pretendem ter o seu conceito GI (Indicação Geográfica) como é o caso da tequila. Querem ler o estudo na íntegra, lá vai!

SEMPRE CABE MAIS UM!

Por outro lado, o agave é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um. De acordo com o master master da Cuervo, Mark Bayardo Wernette,com cada coração do agave (parte utilizada na produção de tequila) é possível produzir até 8 litros de tequila, ou seja, 120 doses.

Só para constar, em 2007, num estudo realizado pelo CRT (Conselho Regulador del Tequila), existiam 26.879,602 plantinhas de agave no solo permitido para a tequila. Ok, todo mundo quer saber, então vamos às contas! Se considerassemos apenas tequilas 100% agave teriamos à disposição 10.751.840.800 doses. Ah, mas espreme um pouco mais pra ver se não servimos mais um shot!tequila

JIMA, JIMA, JIMADÔ!

No México, os responsáveis pela retirada do agave da terra para as fábricas são os Jimadores, rurais que aprenderam o ofício e o fazem com maestria. Conta a lenda que o nome Jimador é uma adaptação carinhosa ao verdadeiro nome, que seria algo como Gemedor, pois era assim que eles ficavam após um turno de trabalho. Para não pegar muito mal, deu-se o nome de Jimador.

Por sinal, é com a Jima, (faca alongada) que eles fazem o corte das plantas do agave para que ela volte a crescer com força e sugando os nutrientes para o coração. Bom, o Jimador é o rapaz acima, na primeira foto, e alguns  dos instrumentos, estão aqui abaixo para vocês.ASSIM COMO A NOSSA CACHAÇA, EXISTE UM MUNDO DE TEQUILA

Imagine que assim como nós temos aqui no Brasil mais de 40 mil produtores de cachaça, existem um mundão de tequila no México, maior do que nós podemos imaginar. E lógico que não podemos receber todas aqui, como lá no México também se tivermos 3 a 5 marcas de cachaça, amém, mas só para constar, existem mais de 150 destiladoras de agave e aproximadamente 1200 marcas de tequila.

Porém, para receber o nome tequila, a marca precisa passar por um delicado processo que é orientado pelo CRT, que por fim dá o selo NOM, ou seja, Norma Oficial Mexicana, que garante que o produto é de denominação de origem e segue todos os preceitos da organização e dá credibilidade ao produto.

Outra coisa, depois de 1978, quando o NOM foi criado, todas as tequilas devem sair do país com o termo “Hecho en Mexico” no rótulo. Assim como você pode ver ao lado do rótulo da Reserva de la Familia.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!